Carroça de Mamulengos

Integrantes

Carlos Gomide, também conhecido como Carlos Babau, nasceu em Rio Verde (GO). Criou a companhia Carroça de Mamulengos em 1977 na cidade de Brasília. É cameloturgo, bonequeiro, poeta, cantor, compositor, artesão e um quixotesco sonhador… Pai de Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro e Matheus, Isabel e Luzia, é o mentor da linguagem estética e criações da companhia.
É quem orienta os caminhos dessa grande Carroça de Mamulengos.

Schirley França nasceu em Brasília (DF) e começou a trabalhar com teatro 1979. Conheceu o Carroça de Mamulengos 1982, na passagem da companhia pela Capital Federal. Mãe de Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro e Matheus, Isabel e Luzia, gerou e criou todos os filhos viajando pelo Brasil e se apresentando por ruas, praças e teatros. É o núcleo central da companhia, zelando pela organização e harmonia geral da família. Estudante de pedagogia na UFF, é brincante, bonequeira, artesã, contadora de histórias e educadora.

Maria Gomide é a primogênita da família. Nasceu no último dia de um festival de teatro na cidade de Natal (RN), no ano de 1984 ou 1985 (não se sabe ao certo…). Está em cena desde que nasceu. Cresceu viajando com seus pais e, na escola da vida, aprendeu a tocar, cantar, fazer contorção e ser uma atriz brincante. É a diretora de produção da companhia, aromaterapeuta e acupunturista.

Antonio Gomide nasceu na cidade do Crato, aos pés da chapada do Araripe (CE). Seu nome é uma homenagem ao Mestre Antonio do Babau, artista que formou Carlos Gomide na arte de brincar bonecos. Antonio é um poeta de rimas, de repente perene. É o palhaço Aleluia, musicista-pifeiro, compositor, brincante e artesão que herdou a habilidade e a linguagem estética do pai na criação de bonecos, cenários e adereços cênicos. É Agroflorestor e criador do MAIS (Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica).

Francisco Gomide nasceu na cidade de Juazeiro do Norte (CE), terra de Padre Cícero. É pesquisador, artesão, bonequeiro, cenógrafo, cenotécnico e integra o núcleo de criação e direção da companhia. De formação outodidata, é brincante, percussionista e o palhaço Alecrim. É o pai de Iara, a primogênita da terceira geração da companhia.

João Gomide nasceu em Brasília (DF). É o tesoureiro da companhia, artesão palhaço, brincante e percussionista. Uma vez, em um programa de TV, perguntaram para o seu pai: “De onde vocês são?” João, então com quatro anos de idade, respondeu subitamente: “Nós somos do mundo…”

Matheus Gomide nasceu em Fortaleza CE é gêmeo univitelino de Pedro Gomide. É palhaço, músico, brincante e educador. Integra o núcleo de manutenção do patrimônio cênico da companhia.

Pedro Gomide nasceu em Fortaleza-CE, é gêmeo univitelino de Matheus Gomide. É palhaço, músico brincante e educador. Reside na cidade de Nova Olinda-CE, onde é o gerente do Café Violeta dentro da Fundação Casa Grande.

Isabel Gomide nasceu em Brasília e é gêmea bivitelina de Luzia Gomide. Desenhista e com sensibilidade nas artes visuais, Isabel realiza oficinas de criatividade e integra o núcleo de criação de bonecos e cenografia da companhia.

Luzia Gomide nasceu em Brasília, é a caçula dos irmãos e gêmea de Isabel Gomide. Segue a tradição da família de viver da arte desde seu nascimento. É brincante, musicista, educadora e integra o núcleo de organização do patrimônio material da companhia.

Iara Gomide é filha de Francisco Gomide e Elen Carvalho. Nasceu em 2012, em casa, e com parteira, na cidade do Rio de Janeiro. Foi gestada em cena e em cena está desde que nasceu. É a palhaça Gugunga e brincante do bode Pinote.

Ana Gomide filha de Maria Gomide e Samuel Macedo, nasceu no Rio de Janeiro em 2013, está em cena desde a gestação. É a palhaça Quinquinha e brincante da burrinha Fumacinha.

Elen Carvalho é mãe de Iara Gomide. Dançarina, integra o Carroça desde 2010, quando iniciou trabalhando na contrarregragem do espetáculo Felinda. Em 2012, integrou o processo de construção do espetáculo Pano de Roda estreando como atriz no papel da personagem Esmeralda. Atualmente é estudante de pedagogia na UNIRIO.

⁠⁠⁠Idalia Campos é natural da cidade de Juazeiro do Norte-CE, é casada com Antonio Gomide e integra o Carroça desde 2012. Formada no Senac MG em alta costura, participa das confecções de figurinos e cenários da companhia. Artesã arte educadora, realiza oficinas de bordado manual e bonecas de pano.

Beto Lemos é da cidade do Crato-CE e integra a Carroça de Mamulengos desde 2005. Multistrumentista, compositor, arranjador e ator, é o diretor musical dos espetáculos do Carroça. Atualmente integra também a companhia Barca dos Corações Partidos (RJ).

Ranier Oliveira é natural do Juazeiro do Norte-CE. Músico e arranjador, integra a companhia desde 2010, participando dos espetáculos "Histórias de Teatro e Circo", "Felinda" e "Pano de Roda".