OFICINAS E VIVÊNCIAS
2000
Os brinquedos populares são ferramentas de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. A Carroça de Mamulengos coleciona brinquedos e alguns modelos foram escolhidos para realizar oficinas de confecção, utilizando elementos naturais e reciclados. Os brinquedos são diversos e entre eles estão: Rói-rói, Corrupio, Mané Gostoso, Galinha, Traca-traca, entre outros. Os brinquedos populares são práticas ancestrais de transmissão de saberes e fortalecimento de vínculos entre crianças e adultos.
Público alvo: acima de 7 anos, famílias ou educadores / Duração: 2 horas (oficina simples) 16h formação ampliada / Necessidades: Espaço com mesa, cadeiras.
DIREÇÃO
Francisco Gomides
2000
Algumas culturas populares trazem dentro de sua brincadeira uma bandeira que tem a função sagrada de abrir o caminho e simbolicamente representar aquela manifestação. Nessa oficina, a Carroça de Mamulengos realiza um estudo dos símbolos das bandeiras na história da humanidade e na cultura popular e proporciona aos participantes a construção de suas próprias bandeiras, trazendo a construção do rito, um olhar para as chegadas e os começos.
Público alvo: acima de 14 anos, famílias ou educadores / Duração: 2 horas (oficina simples) 16h formação ampliada / Necessidades: Espaço com mesa, cadeiras.
DIREÇÃO
Schirley P. França
2000
A cultura popular está ligada à celebração em tempos de fartura. "Vida Viva" oferece uma experiência na fabricação de pães, bolos, doces e farinhada. Os participantes experimentam elaborar o alimento e compartilhá-lo ao final da oficina, trazendo o simbolismo que esse ritual oferece.
Público alvo: Todas as idades (crianças acompanhadas dos pais). Duração: 2 horas (oficina simples) 8h formação ampliada / Necessidades: Espaço com mesa, cadeiras, fogão, forno e utensílios de cozinha.
DIREÇÃO
Carlos Gomide, Schirley P. França
2000
Através de uma vivência, a companhia se propõe a fazer um diálogo sobre sua maneira de criação e montagem de seus trabalhos, apresentando sua linguagem estética de cena, com base na linguagem dos brincantes de tradição popular.
Público alvo: acima de 17 anos, famílias ou educadores / Duração: 3 horas (oficina simples) a partir de 16h (oficina ampliada).
DIREÇÃO
Maria Gomide
FORMAÇÃO LIVRE
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam dolor orci, venenatis sed sem nec, facilisis imperdiet justo. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Nulla facilisi. Donec commodo odio id mauris maximus.
2000
Estudo da transmissão de conhecimento nas culturas de tradição oral. Os princípios que norteiam o aprendizado, a criação e recriação dos saberes e fazeres populares. A vivência como metodologia de aprendizado e o trabalho como princípio educativo, bases de uma educação que integra o ofício à vida.
Público alvo: educadores. Duração: 3 horas (oficina simples) a partir de 16h (oficina ampliada).
DIREÇÃO
Carroça de Mamulengos
PÓS-GRADUAÇÃO
ESCREVER UMA NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA
Pós-graduação: Saberes populares para a arte e a educação através das vivências com a Carroça de Mamulengos
Uma formação vivencial que apresenta os saberes e fazeres da Carroça de Mamulengos na Cultura Popular de uma forma orgânica e operacional, integrada à vida, desenvolvidas a partir de uma ética criada a partir da pergunta: O que nós podemos fazer por nós mesmos? Este curso se propõe a estudar as diversas Poéticas de Convivência instigando os participantes à realização de suas próprias práticas artísticas, culturais e educacionais. Promover, partilhar e compartilhar saberes e fazeres populares ampliando repertórios de princípios e práticas dos participantes em suas respectivas áreas de atuação, tornando-os mais aptos a realizarem transformações concretas em suas vidas pessoais e profissionais, através de poéticas de convivência na busca da transformação de realidades através da ação mobilização comunitária brincante.
Esse curso acontece em parceria com A Casa Tombada-SP centro de estudo e pesquisa em arte, educação e cultura.