
MESTRE BIGODE
Na década de 80, nos períodos das romarias do Padre Cícero, Carlos acordava antes do sol nascer e descia até a igreja do Socorro. No largo da frente da igreja, encontrava o grupo de bacamarteiros do Mestre Bigode. Eles carregavam uma faixa escrita “Meu padrinho, estamos aqui para lhe defender”. Ao nascer do sol, vestidos de cangaceiros, faziam salvas de tiros de bacamarte.
Manoel Antônio dos Santos, conhecido como Mestre Bigode, também era cantador de Maneiro Pau e durante anos foi o único mestre de bacamarteiros do Cariri.
Mestre Antônio e Mestre Raimundo
Antônio e Raimundo Evangelista são irmãos brincantes inseparáveis. Brincaram com diversos mestres de Juazeiro do Norte, mas principalmente com Mestre Pedro do reisado São Pedro. Quando decidiram montar um reisado, criaram o Reisado Discípulos de Mestre Pedro, mas que ganhou do povo o nome Reisado dos Irmãos, onde Seu Antonio é o mestre e Seu Raimundo é o palhaço Mateu.
O Reisado dos Irmãos participou da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus (2002), viajou com o movimento para o Rio de Janeiro e para Brasília. Quando Carlos Gomide começou a compor música para reisado, o Reisado dos Irmãos se tornou o grupo que começou a cantar suas peças e até hoje tem como repertório principal as músicas de Carlos.
Em 2021, a Carroça de Mamulengos lançou o álbum “Reisado dos Irmãos Canta Carroça de Maulengos Vol. 1 e 2”, onde o grupo gravou 22 músicas de composição de Carlos Gomide, pertencentes ao repertório de suas brincadeiras e que já adentraram o cancioneiro dos grupos de reisado de Juazeiro do Norte.

APOIO:
