MESTRE MOSQUITO
José Antônio dos Santos, é brincante de reisado desde jovem, montou o grupo Reisado Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte. Integrou o movimento União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus desde 2002, viajou com o movimento para Brasília e para o Rio de Janeiro.
Era mecânico especializado em carros antigos. "Eu gosto de carro velho, pois carro novo não tem nada pra fazer". Logo se apaixonou pelo Brasilino, ônibus monobloco 1970 da Carroça de Mamulengos, e tornou-se o motorista e mecânico oficial, percorrendo o Brasil por uma década dirigindo o Brasilino para onde a companhia precisasse ir.
Seu Musquito e o Brasilino eram duas figuras inseparáveis, pareciam até irmãos um do outro, e por onde a Carroça de Mamulengos passava, chamavam atenção aquele ônibus exótico e aquele motorista estiloso, animado, alto astral e brincalhão.
Em 2014, a Carroça de Mamulengos conseguiu reformar o Brasilino, que ficou novinho em folha, mas 20 dias depois, durante uma turnê no Mato Grosso, seu Musquito, com sua grande experiência de motorista, salvou toda a família Gomide de um acidente. Infelizmente, o Brasilino não pôde ser recuperado, mas, por força maior da providência, a família saiu ilesa. Brasilino deixou muitas saudades, e por todo o tempo seguinte, Musquito sentiu falta do seu ônibus amigo.
O apelido de Musquito deve-se ao fato de ser muito magro e ter a perna muito fina, o que torna engraçada sua dança quando veste a saia de reisado. Musquito também brinca de mateu e gosta de cantar. Tem uma fala própria, que entende quem tem convívio, pois fala muito rápido e inventa palavras e significados para expressar-se. Ao escolher o repertório para cantar no reisado, era comum dizer: eu gosto de música com “vaps”, que quer dizer uma música que, ao seu ouvido, é animada e levanta a brincadeira.
Mestre Mosquito, um amigo querido e pessoa de valor na história da Carroça de Mamulengos, e da Família Gomide França. Sua presença engraçada e genialidade em memória são e serão eternamente um tesouro aos aos corações do qual faz morada.